13 fevereiro 2004

Viriato, a verdadeira história!


A história de Portugal tá toda muito mal contada! Veja-se o caso de Viriato. O Viriato nunca foi traído na vida! Os romanos é que inventaram essa da traição para não revelarem uma das mais impressionantes acções dos serviços secretos de toda a história! O que se passou foi que os romanos fartos de ver morrer os seus, por que o nosso Viriato matava romanos como quem mata moscas, foi o Caio Vetilio, o Caio Lucitor, o Caio Plaucio e até o Pretor Claúdio Unimano que era maneta que apanharam derrotas que até o César se chateou. Então os serviços secretos romanos contactaram o Viriato por intermédio daquele que ficou conhecido como o traidor, para lhe propor o seguinte:
-- Viriato, num tás farto de andares por aqui pelos montes a matar romanos?
-- De facto, o que me apetecia era conhecer outras terras... Estou farto de Lobriga! E os romanos estão a ficar moles, e fogem de visitar aqui os montes Herminios... Nem sabem apreciar a beleza disto! A neve... Praticar esqui...
-- Não te zangues pá, mas os romanos vieram ter comigo...
-- Ter contigo para quê? Já sei! Filhos da p...
-- Não pá, num era nada disso.
-- Traidor! Queriam arruinar a paisagem construindo um hotel aqui em Lobriga! Enchiam isto de turistas, e lá se ía o meu sossego! Traidor!
-- Num sou nada pá. O que os gajos querem até que é fixe. Sabes bem que estes romanos um dia zangam-se e vêm por aí...
-- Esses montes de bosta? Mas tu és parvo?
-- Olha... ouve com calma... O que os gajos querem é o seguinte: Tu finges que és morto e eles levam-te para a Bretanha, uma ilha com gajos bravos como nós. Os romanos fizeram uma muralha pra ver se os continham mas não os conseguiram vencer. Eles respeitam aqui a nossa gente, deixam--nos viver à vontade, mas já sabes, tens de ir até à Bretanha e desancar nos gajos, que achas? Sempre é melhor que morrer com uma faca nas costas!
-- Lá nisso tens razão! E como é o clima lá?
-- Dizem que é parecido com isto, só que tem mais nevoeiro.
-- Que se lixe o nevoeiro... E quais são as contra partidas?
-- Bem, tudo o que conquistares aos gajos da Bretanha é teu. Só tens de impedir que passem a muralha que os romanos construíram. Além disso fazem das tuas filhas esposas de senadores romanos com direitos sobre as províncias da Ibéria. E a nós deixam--nos ser proprietários, desde que paguemos um impostozito de vez em quando ao César. Só pra não dar muito nas vistas...
-- Ok.

E foi assim! Esta é que é a verdade! A grande família Silva, não é mais do que o nome genérico dado a todos os senadores romanos casados com lusitanas (as filhas de Viriato)! Daí que hoje haja tanto Silva neste país.
Por outro lado, se nunca compreenderam porque o tratado mais antigo entre nações é a Velha Aliança entre Portugal e Inglaterra, agora já entendem não é?
Foram os descendentes de Viriato na Bretanha que por tradição secreta, aliás os Cavaleiros da Távola Redonda, não eram mais que homens fiéis a Viriato, e depois os descendentes que de geração em geração conservaram esse segredo.
Não se podem esquecer que esta era uma operação secreta romana, para subjugar os bretões!
Historiadores suspeitam também que a Irlanda tenha recebido a visita de Viriato que aí estabeleceu colónias, mas é apenas ainda uma suspeita, apesar de se reconhecer hoje que as populações Celtas da Irlanda são cronologicamente mais recentes que os Iberos! Portanto parece haver algum fundo de verdade nessa suspeita.
Por isso meus amigos, a verdade é que nunca um lusitano traiu outro lusitano! Mas antes que o nosso Viriato trocou a paz da Ibéria pelo controlo dos bretões ao serviço de Roma!

Sem comentários: