02 janeiro 2006

Pedra de Música



a foto veio daqui


Eram pedras lisas. Umas tinham cores vivas, outras eram discretas, outras tinham riscos.
Era preciso escolher. E só o povo de Kunmar sabia escolher. Sim eram as pedras musicais de Vilmaar. Ninguém sabia o porquê das pedras musicais. Mas encostavamo-las ao ouvido, ou à cabeça, e até os surdos conseguiam ouvir as melodias do vento, e das águas.
A minha era apenas uma nave de carga e a única coisa que Vilmaar exportava eram a pedras de música! No resto, era sem interesse, um planeta periférico, bucólico. Era raro as naves de carga ou de passageiros aportarem por ali. Um pouco de turismo às vezes fazia chegar alguém. E os habitantes do planeta também não eram dados a viagens de modo que o movimento era pouco. Mas quando apareciam nos mercados cosmopolitas de Baira, ou no mega-mundo de Fomlhaut, conseguíamos um bom preço por elas. Para nós, pequenos transportadores as pedras musicais de Vilmaar acabavam por compensar.
Lassa, a mais bela das mulheres da aldeia foi pegar as que tinham as mais belas músicas, possívelmente percorrendo os ribeiros com os seus pés descalços. Conheci Lassa quando cheguei a Vilmaar. Conheci Lassa de olhos azuis. Loira de cabelos de ouro e um sorriso de nuvem primaveril, mais branco que lençóis de hospital. Lassa era bela, jovem e despreocupada. Sorri-lhe com a manha toda de marinheiro de mil portos e com a tarimba de muitos triliões de anos-luz no pêlo. Mas Lassa ficou indiferente. Limitou-se a sorrir-me de modo simpático e fiquei sem saber se lhe causara alguma impressão. Trouxe pedras no outro dia. Tentei regatear o preço, mais para prolongar a conversa que por outro motivo. Mas Lassa sorria apenas e não se demovia do que pretendia. Era firme e decidida, como os seus seios firmes apontando à sua frente. Havia música não apenas nas pedras que trouxera, mas no seu corpo quando se mexia.
Diziam alguns que as pedras de Vilmaar, tinham feitiço. Mas só Lassa me enfeitiçara! Outros diziam que era uma ilusão, como ouvir o mar ao encostar um búzio no ouvido. Talvez fosse Lassa uma ilusão também, a bailar no meu coração. Mas fosse o que fosse ouviam-se melodias nas pedras de Vilmaar. Notas suaves como as mãos de Lassa.
Carregamos a nave e aproximou-se o tempo de partir. Tentei encontrar Lassa, mas era como se procurasse pedras de música nos ribeiros, não as encontrei!
Partimos, no coração uma música de cabelos loiros e olhos azuis, no peito uma pedra… uma pedra de música.

01 janeiro 2006

Nuvem Negra




a foto veio daqui



Outra vez. Havia de repetir o gesto inúmeras vezes. Talvez a vida seja isso, uma repetição enfadonha de gestos. Mexia o café da manhã com a colher habitual. Ligara a TV. Ouvia as notícias mas mais como ruído de fundo do que propriamente a prestar atenção. Ùltimamente as rotinas, quaisquer que fossem eram uma tortura.
Voltou a concentrar os esforços no mexer do leite com café, mas já nem se lembrava se tinha juntado o açucar. Provou e estava demasiado doce. Já devia ter pensado no assunto duas vezes e repetira o gesto de tirar o açiucar amarelo. Sorriu porque sentia que as coisas íam piorar e tinha de ter alguma força para as enfrentar.
Pousou a colher e bebeu lentamente. Não era hábito, mas estava só a respirar fundo.
Era 2ª feira. E como todos sabemos as 2 ª feiras são dias maus. Mas tinha a sensação de que todos os dias eram 2ª feiras.
Desceu as escadas em direcção à garagem. Olhou o carro velho. E deixou que por momentos aquele pensamento mortífero o invadisse e lhe dissesse que era um fracasso.
A porta da garagem estava avariada, como a sua vida. Sorriu. Enfrentar um dia de cada vez, ou uma hora, ou minuto e não restaria muito seria um segundo de cada vez.
Pensou na vida como um milagre, e pensou no seu azar de lhe ter calhado a si.
Riu-se.
Quando olhavam para ele achavam que era uma pessoa feliz, sem problemas. Apenas aprendera a esconder a sua dor. E esta vingativa, comera-o por dentro como um cancro que alastra até ao sufoco. Mas não tenha nenhum cancro, apenas uma saúde razoável.
A estrada para o emprego era a mesma. Conhecia os sítios perigosos e abrandava. Sorriu de novo. Se a vida era pesada, um fardo, porquê abrandar? Mas temia que no seu azar de nascer, de existir; se porventura desejasse morrer, a vida troçaria dele. Ìa deixá-lo vivo, mas tetraplégico, só para o frustrar ainda mais.
Desejara filhos e agora, sem nenhum, não arriscava! Temia que a ter essa sorte, lhe sairia na rifa um filho deficiente. E o futuro da criança seria mais uma tortura a juntar às que tinha.
Pensou que a vida fosse uma anedota e ele era a piada. Chegara à conclusão que era um inútil. E que nada havia de mais inútil que o amor não correspondido. Sim, quando o amor em vez de construir, destrói e esvazia um homem…
E a nuvem negra que o acompanhava, voltou a cobri-lo como um manto.